70 anos da Ferrari passam pelo Montijo

Local C Sociedade Sociedade B

‘Bombas’ verdadeiras na Praça da República e exposição de miniaturas no Ateneu Popular celebram mítica marca italiana

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Vai ter lugar no Ateneu Popular do Montijo, no próximo dia 27 de Maio, sábado, pelas 15h30, a abertura da exposição “Um Olhar pela História”, que assinala os 70 anos de existência da marca italiana de carros Ferrari.

Durante o período da exposição vai haver também uma mostra de carros verdadeiros do cavalinho. As ‘bombas’ Ferrari vão estar durante um dia estacionadas, em mostra, na Praça da República, em data ainda não definida.

Entretanto a mostra no Ateneu Popular será composta por modelos, miniaturas (1/43) e brinquedos da marca, assim como outros acessórios pertencentes a Hélder Máximo Martins, reconhecido coleccionador montijense, que co-organiza este evento. A iniciativa prevê ainda a presença de um representante do Clube Ferrari em Portugal, também promotor do evento, num painel a ter lugar no Ateneu, em data a anunciar.

Esta exposição vem na sequência de uma outra que o coleccionador tem no Convento da Madre de Deus, com o tema ” Brinquedos 70 anos da Ferrari “. Nela dá-se realce a marcas portuguesas, de produção de brinquedo/ miniatura, dedicado à marcado Cavalinho Rompante “Ferrari”. Há também uma pequena biblioteca com fotografias que os visitantes podem consultar durante o evento, estando ainda programado, mas sem data definida, uma concentração da marca, como possibilidade de convívio dedicado às crianças, semelhante ao recentemente organizado no Barreiro.

Hélder Martins vem alcançado algumas distinções no exterior, sendo um representante do Clube da Marca em Portugal. Tem por esta altura exposições em Salamanca (Espanha), Viseu (Polo Universitário), Loures e Moita (Posto de Turismo, e Biblioteca Municipal), sobre o tema Brinquedo Português.

Enzo Ferrari criou em 1929 a Scuderia Ferrari. Em 1947, instalou-se definitivamente em Mondena, e lançou o seu primeiro modelo 125 S. Em 1950, a marca participou pela primeira vez na Formula 1, e a primeira vitória veio no ano seguinte, com Alberto Ascari. Em 1960, a Fiat entrou no capital da marca, e em 1987 surgiu o modelo F-40, veículo de estrada mais rápido até então, sendo que os sucessos da marca continuam até ao momento.

One comment

Deixe uma resposta