Fado em concurso junta concorrentes de todo o País na Sociedade Capricho Setubalense

Local B Sociedade B

Setubalenses vão fazer silêncio para ouvir cantar o Fado na primeira semifinal do concurso, sábado à noite, na Sociedade Musical Capricho Setubalense

 

A primeira semifinal do Concurso de Fado de Setúbal vai juntar oito concorrentes de todo o país num espectáculo aberto ao público na Sociedade Musical Capricho Setubalense, sábado a partir das 21h30.

Carlos Fernandes, 45 anos, natural de Santarém; Cláudia Estrela, 25, de Serpa; Linda Soares, 41, e Nélia Romão, 49, ambas do Seixal; Nélio Nunes, 31, Moita; Paula Cruz, 49, Sousel; Paula Silva, 42, Setúbal e Susana Cardoso, 26 anos, de Loures, são os oito participantes a prestar provas na primeira semifinal.

Segundo o município, que organiza o concurso em parceria com a Sociedade Musical Capricho Setubalense, os participantes (16 ao todo) dividem-se em dois grupos de oito, um por cada semifinal.  “Cada um dos concorrentes na luta por lugares na final interpreta dois temas, avaliados por um júri constituído por três elementos”.

No evento marcado para sábado à noite, além dos concorrentes actuará a fadista Carla Lança. A entrada do público na primeira e na segunda semifinais tem um custo, por noite, de cinco euros e dá direito a uma bebida, explica a autarquia em comunicado.

Já a segunda semifinal realiza-se também na Sociedade Musical Capricho Setubalense, dia 11 de Fevereiro, a partir das 21h30, e a gala final está marcada para dia 18, a partir das 22h, no mesmo local.

O Concurso de Fado de Setúbal, a que concorreram 35 pessoas entre os 16 e os 68 anos, pretende apurar o melhor fadista do concelho e “divulgar e promover novos cantores deste género musical tão português”, que é Património Cultural Imaterial da Humanidade desde Novembro de 2011.

Segundo o município, está prevista a atribuição de prémios aos três primeiros classificados (500 euros e convite para actuar na Feira de Sant’Iago 2017 para o primeiro classificado; 250 euros para o segundo e 125 euros para o terceiro).

Haverá também o Prémio do Público, no valor de 125 euros e com o direito de participação na Feira de Sant’Iago, e o Prémio Melhor Fadista do Concelho, igualmente com direito a actuar no certame.

O Concurso de Fado de Setúbal é organizado com os apoios da União das Freguesias de Setúbal e da Fundação Buehler-Brockhaus, contando com a Rádio Amália como parceiro de media.

Deixe uma resposta