Inauguração marca nova vida no Clube Sesimbrense

Local C Sociedade Últimas B

Clube, que completa 164 anos no dia 02 de Fevereiro, tem nova cafetaria e um programa para ganhar nova vida. Direcção que tomou posse em Dezembro está apostada na revitalização do Sesimbrense

 

 

O Clube Sesimbrense, que faz 164 anos no próximo dia 02 de Fevereiro, inaugurou no sábado uma nova cafetaria no salão nobre (piso 1) e apresentou o programa “Há vida no clube”, que está a começar pelas mãos da nova direcção da colectividade.

Todos os sócios e não sócios que se deslocaram às instalações foram recebidos por música ao vivo e por uma sala totalmente renovada para a ocasião.

“Nos últimos quatro anos temos estado a trabalhar para hoje conseguirmos fazer esta inauguração no salão nobre com esta dinâmica e com esta visão um pouco mais ampla e aberta à sociedade”, disse a Sofia Mendes, presidente do Clube Sesimbrense, perante as pessoas que compareceram à inauguração da cafetaria que agora se situa no primeiro piso do espaço. As obras no local foram financiadas por receitas extraordinárias do clube o apoio do empreiteiro que realizou as obras.

Sofia Mendes e os restantes membros da direcção, que tomaram posse em Dezembro, durante a inauguração falaram sobre o objectivo principal que é abrir o clube um pouco mais à sociedade e juntar os sócios mais novos aos mais antigos. Para tal foi criado o projecto “Há vida no clube”.

Este projecto aposta numa programação desportiva e cultural dos “8 aos 80 anos”. Para além desta apresentação e da inauguração da cafetaria está patente até 20 de Fevereiro uma exposição fotográfica. Esta pode ser vista no salão nobre que estará aberto, a partir de segunda-feira, das 12:00 às 19:00, para quem quiser ir até à cafetaria ou aproveitar a tranquilidade do espaço para estudar ou desfrutar das actividades a serem dinamizadas no local pois todos poderão aproveitar o clube da melhor forma.

“A nossa intenção é termos uma exposição todos os meses”, refere Sofia Mendes, a primeira mulher a ser escolhida para o lugar de presidente em 164 anos de existência do clube.

O Clube Sesimbrense anteriormente era mais fechado, elitista e direccionado apenas para cavalheiros. A entrada das mulheres não era permitida mas isso acabou e Sofia Mendes foi eleita presidente desta instituição.

“Só isso é um passo e uma demonstração que os sócios mais antigos estão abertos a estas novas ideias e a estas novas dinâmicas que temos apresentado”, diz Sofia Mendes que quer trazer mais dinamismo ao clube com uma proposta alargada de actividades socioculturais, desportivas e culturais.

Algumas das ideias a serem implementadas no clube são noites de cinema temáticas, seguidas de palestras sobre a película visionada; “leituras trocadas” (projecto existente nas antigas cabines telefónicas em Lisboa. Quem quisesse requisitar um livro para ler em casa ou mesmo no clube teria que doar outro) ou a interligação do clube com outras associações ou empresas. “São ideias que vão demorar. Não são ideias para implementar já para a próxima semana ou para o próximo mês”, conta Sofia Mendes sobre os projectos que pretende ver implementados no Clube Sesimbrense.

Algumas das actividades que o clube já tem a decorrer são as aulas de música, danças de salão ou aulas de zumba (dadas por Alexandra Lima e Kenny), já existentes. Todas as aulas decorrerão no salão nobre do Clube Sesimbrense.

O Clube Sesimbrense foi fundado em 1853. A 02 de Fevereiro faz 164 anos mas a data só será assinalada a 05 de Fevereiro, pelas 15:00, com uma sessão solene. Nessa sessão vai ser referido o facto de pela primeira vez na história o clube ter uma mulher na direcção e como tal foram convidadas a Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Catarina Marcelino, e a Presidente da Assembleia Municipal de Sesimbra, Odete Graça, para realizarem pequenas palestras sobre a igualdade de géneros o papel da mulher.

Para o Carnaval foram apresentadas várias novidades como a realização de bailes com a presença de um DJ, samba de gafieira ou o aluguer de mesas para quem queira passar a noite de Carnaval no Clube Sesimbrense.

 

Deixe uma resposta