Acidente com barco de passageiros do Barreiro provoca 34 feridos

Regional B Últimas C

Um acidente com um catamarã de passageiros que atracava no cais fluvial do Terreiro do Paço, em Lisboa, proveniente do Barreiro, fez hoje 34 feridos ligeiros, disse o capitão do Porto de Lisboa.

De acordo com José Isabel, o acidente deu-se cerca das 08:30 com um catamarã da Soflusa que fazia a ligação Barreiro – Lisboa. No local, registava-se um forte nevoeiro.

“O acidente aconteceu quando a embarcação estava a atracar. Trata-se de uma embarcação da Soflusa que vinha do Barreiro com destino ao cais Sul/Sueste e que ao atracar embateu. As pessoas, com a ânsia de sair, já estavam de pé junto às portas de saída, coisa que não deve acontecer. As pessoas devem permanecer sempre sentadas”, adiantou José Isabel.

O balanço é de 34 feridos ligeiros , de um total de 561 passageiros. Os passageiros foram assistidos no local ou levados para hospitais de Lisboa por precaução.

O presidente do conselho de administração da Transtejo e da Soflusa afirmou desconhecer as causas do acidente com um ‘com a embarcação que atracava no Terreiro do Paço (Lisboa), admitindo que o nevoeiro possa ter motivado o embate.

Questionado pelos jornalistas, José Bagarrão disse que o nevoeiro “é uma das hipóteses entre muitas que podem ter estado na origem do acidente”, referindo que “a comissão de inquérito que vai ser nomeada pela empresa é que vai apurar as causas”.

Segundo o responsável das empresas Transtejo e Soflusa, responsáveis pelas ligações fluviais no rio Tejo, “a embarcação embateu na doca da Marinha quando vinha do Barreiro para o Terreiro do Paço e, na sequência desse embate, alguns passageiros que já se tinham certamente levantado para desembarcar foram projectados e ficaram feridos”.

No local estiveram o capitão do Porto de Lisboa, a Polícia Marítima, elementos da Protecção Civil municipal, o INEM, 26 elementos dos Sapadores de Bombeiros de Lisboa, apoiados por oito viaturas, e os Bombeiros Voluntários de Lisboa.

 

 

 

Deixe uma resposta