Luís Marques Mendes esteve em Palmela a convite do Rotary Club

Local B Últimas C

Marques Mendes foi convidado pelo Rotary Club de Palmela para participar numa palestra sobre “Os desafios para 2017”

Luís Marques Mendes participou numa reunião com palestra sobre o tema “Os desafios para 2017”, a convite do Rotary Club de Palmela, no dia 20 deste mês, na presença de cerca de sessenta pessoas, no Restaurante D.ª Isilda, informou o clube em comunicado.

O orador convidado vincou aqueles que são, no seu entender, os principais desafios do novo ano. A nível nacional, destacou a necessidade de haver um “crescimento económico sustentado, com a atracção de investimento e a criação de emprego, o qual passa pela confiança dos investidores”. A recente polémica em torno da redução da Taxa Social Única foi um dos pontos referidos.

O funcionamento das instituições, sobretudo no sector da Justiça, e a “imperiosa necessidade de se apostar na qualidade dos agentes politicos” foram outros dos pontos apresentados por Luís Marques Mendes durante a palestra.

A nível internacional, o palestrante deu ênfase à “promoção da paz mundial e da estabilidade política”, demonstrando a “apreensão” com que olha para a eleição do novo Presidente dos Estados Unidos da América Donald Trump e para as consequências de política interna e externa que tal poderá significar.

No plano europeu, Luís Marques Mendes referiu o abrandamento previsível do crescimento da economia, fruto de “políticas proteccionistas”, e alertou para o ambiente de “crispação” que pode vir a existir nas relações de outras potências mundiais com os EUA.

No final da reunião, o Rotary Club de Palmela ofereceu a Luís Marques Mendes o livro “End Polio Now”, da  autoria de Demet Duarte, actualmente Presidente do Rotary Club de Lisboa-Olivais, e que “reflecte uma das causas primordiais do movimento rotário internacional desde há várias décadas”: o combate à poliomielite infantil, que persiste unicamente em três países do mundo: Paquistão, Afeganistão e Nigéria.

A reunião seguida de palestra, promovida pelo Rotary Club de Palmela em conjunto com os clubes de Setúbal, Moita e Sines, foi uma das iniciativas que estão a ser desenvolvidas com outros clubes rotários do distrito de Setúbal. As receitas angariadas reverterão inteiramente a favor de instituições de solidariedade social do concelho de Palmela.

Segundo o Rotary Club de Palmela, a próxima reunião festiva terá lugar em Fevereiro, em data e local a anunciar brevemente, e irá homenagear o Profissional do Ano, “que este ano será uma instituição local que tem feito um trabalho incansável e de reconhecido mérito na área da administração interna e da segurança”.

Actualmente, o movimento rotário conta com mais de 35.000 clubes espalhados pelo mundo e com mais de 1.300.000 membros, em mais de 100 países.

Deixe uma resposta