ALFEITE: Marcelo inaugurou novo simulador táctico da Marinha

Regional Últimas C

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deslocou-se hoje à Base Naval de Lisboa, no Alfeite, em Almada, onde inaugurou há momentos o novo simulador de acção táctica da Marinha

O novo simulador Action Speed Tactical Trainer (ASTT) da Marinha, localizado no Centro Integrado de Treino e Avaliação Naval, permitirá treinar em terra, com recurso à simulação pré-programada, acções táticas que habitualmente se realizam no mar, reduzindo, assim, os custos associados.

Durante a visita o Presidente da República afirmou que hoje é um bom dia para reafirmar o empenho de Portugal na Aliança Atlântica, salientando que espera o mesmo empenho de todos os parceiros, nos quais os Estados Unidos da América são “vitais”.

“Hoje é um bom dia para reafirmar que Portugal pertence à União Europeia, onde mandam os europeus, mas pertence também à Aliança Atlântica e espera que todos os parceiros continuem fiéis e empenhados neste Aliança do mesmo modo que Portugal está disponível para continuar empenhado nela”, disse.

Marcelo Rebelo de Sousa referiu que hoje é o dia da tomada de posse do novo presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, salientando a sua importância para a Aliança Atlântica.

“É o dia da tomada de posse do novo presidente dos Estados Unidos da América, que é um dos parceiros vitais da Aliança Atlântica. Não tenho receios, estou a reafirmar a posição portuguesa. É importante reafirmar hoje para que não haja dúvidas sobre o empenho de Portugal e a expectativa que Portugal tem que todos os parceiros tenham o mesmo empenho”, defendeu.

O Presidente da República destacou também o empenhamento nos países de língua portuguesa, onde a armada “desempenha uma função essencial”, bem como nas Nações Unidas, onde a Marinha “tem estado presente em missões com o seu nível habitual de excelência”.

“Queria sublinhar o salto qualitativo que existe na Marinha neste momento. Este novo simulador permite formar em terra para o mar e é muito importante para o cumprimento das nossas missões, até no quadro da NATO. O passo seguinte será o entrar em rede com os nossos parceiros na NATO quanto a este tipo de equipamentos”, concluiu.

“Embaixadores mudam mas relações entre estados permanecem”

O Presidente da República afirmou ainda que as relações entre Portugal e o Iraque se vão manter, referindo que “os embaixadores mudam mas as relações permanecem”.

“Existe um princípio básico a nível internacional, que é os embaixadores mudam mas as relações entre estados permanecem. Isso acontece na vida diplomática”, afirmou.

Marcelo Rebelo de Sousa, que recusou fazer mais comentários sobre a Taxa Social Única (TSU), referiu que os representantes dos estados “vão mudando, até pelas suas carreiras, e não é isso que faz mudar o teor das relações entre os estados”.

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, disse na quinta-feira que o Iraque respondeu negativamente ao pedido de Portugal sobre o levantamento da imunidade diplomática dos filhos do embaixador, suspeitos de agredir um jovem português no verão passado.

Santos Silva referiu que Bagdad informou que o processo judicial relacionado com os filhos do embaixador irá prosseguir no Iraque.

O ministro disse ainda que Bagdad comunicou a retirada do embaixador do Iraque em Lisboa.

Deixe uma resposta