Assembleia viabiliza por unanimidade a aquisição de 60 viaturas nos TCB

Local Últimas C

Depois de ter sido deliberado por unanimidade em reunião de Câmara, foi agora a vez da Assembleia Municipal do Barreiro aprovar, por unanimidade, o investimento na renovação total da frota dos Transportes Colectivos do Barreiro (TCB), com a aquisição de 60 autocarros, movidos a gás natural comprimido, até meados de 2019.

Este investimento, que ronda os 18 milhões de euros – o maior até à data na história da Câmara Municipal do Barreiro – vai ser financiado através de empréstimo bancário de 14,5 milhões de euros a contrair pela autarquia e a ser pago pelos TCB no máximo durante 14 anos, após a recepção das viaturas.

Esta operação está ainda sujeita a validação pelo Tribunal de Contas e espera-se conseguir os restantes 3,5 milhões de euros, através de fundos comunitários, com uma candidatura ao Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR), ainda sujeita a elaboração e aprovação.

Sobre a importância deste investimento para a cidade, o presidente da CMB, Carlos Humberto, salienta que se pretende servir melhor os cidadãos e desenvolver o concelho através da oferta de um serviço de mobilidade com maior qualidade, maior frequência e mais fiabilidade.

“Para que tal aconteça é imprescindível a renovação da frota dos TCB. Uma frota que seja o mais possível amiga do ambiente, atendendo às condições financeiras disponíveis para este investimento. Aquilo que se propõe é a renovação total com a aquisição de 60 viaturas movidas a gás natural que ajudam a atingir estes patamares de desenvolvimento e este patamar de serviço público”, afirmou o autarca.

A renovação da frota vai permitir uma efectiva diminuição dos custos, prevendo-se amortizar o investimento até um prazo máximo de 14 anos, devido à diferença de preço entre o gás e o gasóleo, à redução de custos de manutenção e um expectável aumento do número de passageiros, resultante da melhoria significativa do serviço.

É importante realçar os benefícios directos que os novos autocarros vão ter no ambiente e na qualidade de vida da população, reduzindo significativamente as emissões de gazes com efeito estufa, as emissões de partículas e o ruído.

Rui Lopo, vereador da CMB, responsável pelos TCB refere que foi muito importante o trabalho de equilíbrio e sustentabilidade financeira que tem sido feito, para viabilizar este investimento, sendo provas disso estas importantes e marcantes decisões unânimes dos órgãos municipais.

“A decisão de comprar autocarros novos, amigos do ambiente, surge no início do ano em que os TCB assinalam 60 anos de existência, 60 anos dos TCB sempre presentes, 60 anos de um serviço público estruturante para o Barreiro, para a sua atractividade e com um enorme impacto na qualidade de vida, na equidade social e territorial, e na promoção da mobilidade e ambiente sustentáveis do concelho”, concluiu.

Deixe uma resposta