Ministro Pedro Marques lança obra de requalificação da EN4 no Montijo

Local Regional Últimas C

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, anunciou hoje o lançamento da obra de requalificação da Estrada Nacional 4, entre o Montijo e Pegões, num investimento estimado de 4,5 milhões de euros

“Ainda na quinta-feira retomámos as obras na Estrada Nacional 125, uma obra de cerca de 11 milhões a realizar até ao verão. Hoje podemos arrancar com um concurso de uma obra muito importante para estes concelhos mas também para o país como um todo, pois é uma estrada muito utilizado para a circulação do transporte de mercadorias”, afirmou o ministro.

A Infra-estruturas de Portugal vai avançar com a obra de requalificação do troço da EN4 entre a EN118, no Montijo, e a intersecção com a EN10 em Pegões, numa extensão de 25,5 quilómetros.

A empreitada, cujo concurso público já foi lançado, com um preço base estimado em 4,5 milhões de euros, deverá começar em Agosto deste ano, tendo um prazo de execução de 330 dias.

“A estrada está muito degradada e é preciso intervir. É uma reparação de fundo, de muitos quilómetros entre o Montijo e Pegões. Repomos as condições de segurança de uma estrada muito importante e vamos cumprindo os nossos compromissos, num ano em que esperamos aumentar o crescimento do investimento público em 22%”, defendeu.

Os trabalhos a executar envolvem a fresagem e repavimentação de todo o troço, a substituição e readequação da sinalização vertical de código e de orientação e a remarcação da sinalização horizontal, a colocação de novos equipamentos de segurança da estrada como as Guardas de Segurança, onde se incluem os Dispositivos de Protecção para Motociclistas, e a requalificação dos sistemas de drenagem.

O presidente da Câmara do Montijo, Nuno Canta (PS), afirmou que a obra na EN4, que passa pelos concelhos do Montijo, Palmela e Alcochete, vem responder a um anseio grande das populações, autarcas e empresários.

“Era uma aspiração das populações, há muitos anos que a Estrada Nacional 4 carece de uma manutenção adequada e hoje tem grande perigosidade do ponto de vista rodoviário. É um anseio grande das populações, porque os utilizadores gostam de a utilizar em condições de segurança e tem existido alguns acidentes”, afirmou.

Governo quer avançar com obra no IC1

Na ocasião, o ministro Pedro Marques falou também sobre as obras no IC1, referindo que existe vontade de realizar a obra.

“Sei bem da importância da realização dessa obra. É um compromisso nosso porque é uma questão de segurança. A nossa vontade de realizar a obra é inequívoca, mas ela está no contexto de uma concessão”, afirmou.

O ministro explicou que têm estado em negociações para conseguir um acordo que permita o avançar dos trabalhos.

“Estivemos em negociações com o concessionário, estabelecemos um acordo com o concessionário e com os bancos financiadores e estamos muito mais próximos de realizar a obra. Espero ter em breve novidades, apesar de ainda não termos o visto do Tribunal de Contas”, concluiu.

PS congratula Governo por avanço das obras na EN4

A Federação Distrital de Setúbal do Partido Socialista saudou hoje o Governo, em particular o Ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, pelo avanço das obras de requalificação da EN4.

“A requalificação da EN4 é uma obra há muito reivindicada pelas populações, de quem o Presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, foi um eficaz porta-voz e, por isso, está também de parabéns por esta concretização. O Governo PS continua a cumprir com o distrito de Setúbal, promovendo a coesão social e territorial e promovendo um distrito melhor”, refere a federação em comunicado.

Deixe uma resposta