Executivo camarário de Setúbal brindado com “Janeiras”

Local Últimas C

O executivo camarário de Setúbal foi brindado, na sexta-feira, 6, com um conjunto de actuações, ouvindo serem cantadas as Janeiras nos Paços do Concelho. Cerca de 20 mulheres que integram o Grupo de Cantares da Associação de Socorros Mútuos Setubalense – entre ex-funcionárias, voluntárias e utentes, com mais de 70 anos – foram acompanhadas pelos músicos Manuel Saraiva e Manuel Carlos, à viola, e Manuel Mascarenhas, no bombo, que foi o primeiro a actuar.

Primeiro ouviu-se o tema “Setúbal Tradição”. Seguiram-se as Janeiras com os temas “Ainda agora aqui cheguei”, “Setúbal Setúbal” e, a terminar, “Aqui estamos nós”.

Depois foi a vez da Tuna da Escola de Ensino Especial – Centro Socioeducativo da APPACDM de Setúbal apresentar-se a cantar o temas “As Janeiras”. “Somos a APP da Quinta da Serralheira. Viemos dar as boas festas à cidade inteira”, cantaram os alunos, professores e elementos da direcção da instituição, entre os quais o presidente, José Manuel Salazar.

A tuna prosseguiu a actuação com temas da música tradicional portuguesa: “O Passarinho” e “Milho Verde”, e “A Mulher Gorda”.

A presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, aplaudiu as actuações, que proporcionaram “um grande espectáculo”, e manifestou “orgulho e honra” por receber os grupos nos Paços do Concelho, “espaço que foi recentemente remodelado para acolher todos os setubalenses”.

No final, todos os presentes, músicos e público, brindaram ao novo ano com um moscatel de honra e comeram bolo-rei.

Deixe uma resposta