Setúbal troca rotunda Cidade Europeia do Desporto por entrada mais ‘hollywoodesca’

Local Últimas

Rotunda do Jumbo ganha letras SETÚBAL e vai ser decorada com escultura de golfinhos. Principal entrada da cidade assume-se como cartão de visita. Letras, que estão a ser mudadas do Monte Belo, já estão quase todas no novo local

A rotunda à entrada da cidade de Setúbal, para vem chega pela autoestrada, conhecida como ‘Rotunda do Jumbo’, está a ser redecorada, após o final da Cidade Europeia do Desporto 2016.

O local, que ostenta ainda a decoração alusiva à Cidade Europeia do Desporto – com bandeiras e respectiva designação – vai receber dois novos monumentos, que afirmam o nome da cidade e um dos seus principais símbolos; os golfinhos.

As letras que formam a palavra SETÚBAL, que se encontravam na Praça da Independência, no Monte Belo, estão já a ser deslocalizadas para a rotunda, ficando na esquina em frente ao Estabelecimento Prisional de Setúbal, mesmo de frente para quem chega à cidade vindo da auto-estrada.

No centro da rotunda vai depois, muito em breve, ser instalado um outro monumento; uma peça escultória, de golfinhos, num conjunto de grande dimensões. A obra mede 15 metros de comprimento, 4 de altura e 1,6 metros de largura. Os trabalhos de substituição da decoração no interior da rotunda podem começar ainda durante este mês de Janeiro.

As letras SETÚBAL, que estão agora a ser instaladas neste local, estavam desde 1993 no Monte Belo, e são da autoria do arquitecto Sérgio Dias, da Câmara Municipal de Setúbal.

 

Burger King paga mudança de letras

Questionada pelo DIÁRIO DA REGIÃO, fonte da autarquia explicou que a deslocalização do monumento deve-se às obras que estão a iniciar-se na Praça da Independência – onde, como o DIÁRIO DA REGIÃO já noticiou, vai ser construído um Burger King –  e que os custo da operação são suportados pelo dono dessas novas obras.

A Câmara de Setúbal explica ainda que optou pela instalação das letras na ‘Rotunda do Jumbo’ pela crescente afirmação desta zona como a principal entrada da cidade. Desde que o monumento foi instalado no Monte Belo, há mais de 20 anos, muita coisa mudou e a saída da auto-estrada ganhou entretanto uma visibilidade superior.

Quando estas fotografias foram captadas, ontem, terça-feira, estavam três letras no novo local. Hoje, quarta-feira, já está lá mais uma, o U. Falta apenas mudar S,E, e T, para que a palavra SETÚBAL fique completa.

 

 

 

8 comments

  1. Só um à parte: antes da construção do Centro Comercial Alegro, não existia rotunda alguma. Existia sim um cruzamento, logo a informação de que “é conhecida como rotunda do jumbo durante anos” é um pouco equívoca. A rotunda existe há sensivelmente 2 anos (se não estou em erro).

      1. Caro Fábio, tenho acompanhado este artigo e todos os erros, que eu e outras pessoas apontámos, foram retificado pelo autor do mesmo. Essa informação já foi retificada e a palavra “cumprimento” foi substituída, e muito bem, por “comprimento”, bem como a frase que indiquei e que o Fábio não encontra.

  2. O artigo cumpre a sua função que é a de informar mas quem o escreveu não é claramente de Setúbal. Dizer que o local onde estão a ser instaladas as letras foi durante anos conhecido como a ‘Rotunda do Jumbo’ quando nesse local existiam semáforos e só há dois anos ai foi feita uma rotunda….enfim, se calhar o durante anos refere-se apenas ao período entre 2014 e agora 🙂

  3. Pois em tempos era uma cruzamento com sinais.
    E por falar em sinais, quando realmente ligam os semáforos de peões para acesso ao Alegro? Custumo ir varias vezes a pé ao Alegro pois moro no Monte Belo e por vezesée complicado passar sem os semaforos

Deixe uma resposta