Setúbal vai comemorar 264.º aniversário da cantora lírica Luísa Todi

Local Sociedade B

Vão ser várias as iniciativas que o município de Setúbal irá promover para comemorar a passagem dos 264 anos sobre o nascimento de Luísa Todi. O programa de celebrações inclui a apresentação da selecção do Hino de Setúbal

A Câmara Municipal de Setúbal vai assinalar na próxima segunda-feira, 9, o 264.º aniversário do nascimento da cantora lírica Luísa Todi, com um programa cultural que inclui várias actividades. A apresentação do resultado do concurso promovido pela autarquia para a selecção do Hino de Setúbal é uma das iniciativas agendadas.

“As comemorações têm início com a tradicional deposição de flores, às 10h00, na glorieta erigida à cantora sadina, internacionalmente famosa durante o século XVIII”, começa por revelar a autarquia sadina, sublinhando que “a cerimónia a ter lugar no monumento localizado na Avenida Luísa Todi inclui um apontamento musical do Coro da Uniseti e dos alunos da Academia de Música e Belas-Artes Luísa Todi”.

O programa comemorativo, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, cujas as actividades (sem excpeção) são de entrada gratuita, reserva também para este mesmo dia, 9 de Janeiro, a partir das 18h00, a apresentação do resultado do concurso que a autarquia promoveu para a selecção do Hino do Município.

“Entre 9 e 20 de Janeiro, a Biblioteca Pública Municipal de Setúbal tem patente uma exposição bibliográfica sobre Luísa Todi, a exibição de um documentário da RTP e, no primeiro dia, de manhã e à tarde, sessões pedagógicas para a comunidade escolar”, acrescenta o município.

A mostra, criada a partir do próprio acervo da Biblioteca Pública, “inclui partituras de músicas, sem ligação directa à cantora lírica, mas que são desconhecidas do grande público, numa forma de aquele espaço municipal dar a conhecer algum do património que possui e que, habitualmente, está mais distante da população”, conclui a autarquia.

Deixe uma resposta