Alcochete aprova reconstituição da SIMARSUL que será apreciada na Assembleia Municipal

Local B Regional B Últimas C

Proposta passou com seis votos favoráveis (CDU e PS) e a abstenção do vereador do CDS-PP, Vasco Pinto

O executivo presidido por Luís Miguel Franco aprovou, por maioria, com votos favoráveis da CDU (cinco) e PS (um), e a abstenção do vereador do CDS-PP, Vasco Pinto, a reconstituição do Sistema Integrado Multimunicipal de Águas Residuais da Península de Setúbal, SIMARSUL. O processo será agora apreciado em sessão extraordinária da Assembleia Municipal no próximo dia 29.

A SIMARSUL, tal como o DIÁRIO DA REGIÃO já havia avançado em primeira-mão na sua edição online em https://diariodaregiao.net/2016/12/12/municipios-da-peninsula-setubal-recuperam-simarsul/, vai voltar a ser reconstituída nos termos em que vigorava. A decisão foi tomada em reunião da assembleia-geral de accionistas da Águas de Lisboa e Vale do Tejo, realizada na Guarda.

A constituição da nova SIMARSUL será formalizada através de Decreto-Lei, sendo expectável, após conclusão do processo legislativo, que a nova entidade gestora arranque nos primeiros meses de 2017.

Pouco mais de um ano depois, o novo Governo liderado por António Costa reverteu a decisão do executivo anterior, liderado por Passos Coelho, correspondendo assim aos anseios dos municípios da Península de Setúbal. Recorde-se que a SIMARSUL integrava os municípios de Alcochete, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal e que o processo da sua extinção nunca foi bem acolhido, nem pelos municípios nem pelo próprio conselho de administração do sistema.

Praça da República no Samouco vai ser requalificada

A Praça da República na freguesia do Samouco vai ser alvo de intervenção de requalificação, que abrangerá a melhoria de acessibilidades, incluído a Rua do Norte. A informação foi confirmada pelo presidente da Câmara, Luís Miguel Franco. O autarca justificou a decisão da prioridade da referida intervenção com o facto de a Praça da República se apresentar como principal “cartão-de-visita” da freguesia samouquense.

Deixe uma resposta