Duas crias de golfinho-roaz nasceram no estuário do rio Sado

Local Sociedade B Últimas C

Nasceram duas crias de golfinho-roaz no estuário do rio Sado, anunciou hoje o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, referindo que existem actualmente 29 animais.

“2016 contou com o nascimento de duas crias pertencentes à população residente de roazes do Estuário do Sado. A primeira cria nasceu em Agosto e a segunda em Outubro, mas o ICNF optou por não divulgar no imediato estes nascimentos de modo a proteger as novas crias”, refere o instituto em comunicado.

Segundo o ICNF, a população de roazes é actualmente de 29 animais, contando já com os dois novos elementos.

“A população de roazes do estuário do Sado registou um acentuado declínio após as décadas de 80 e de 90 do século passado, tendo registado um mínimo de 25 animais em 2011. A elevada mortalidade infantil registada na década de 80 parece ter sido revertida e, à excepção da cria Sapal, nascida em 2013, todas as outras crias nascidas nos últimos anos continuam ainda na população”, acrescenta,

A escolha dos nomes para as duas crias será feita pelos alunos de uma escola do 1º ciclo do concelho de Setúbal, em articulação com o município.

Deixe uma resposta