Ranking das Escolas: St. Peter’s School é a segunda melhor do País e consolida liderança na região

Regional B Últimas C

O Colégio St. Peter’s School, em Palmela, é a melhor escola do Distrito de Setúbal, no Ensino Secundário, de acordo com o Ranking das Escolas 2016, tendo em conta os resultados dos exames nacionais, e a segunda melhor do País, sendo apenas suplantada pelo Colégio Nossa Senhora do Rosário, do Porto.

Em relação a 2015, o St. Peter’s School consolidou a liderança no ranking em termos distritais e, ao mesmo tempo, galgou três posições a nível nacional, destacando-se agora na vice-liderança da tabela.

No pódio do Distrito de Setúbal, seguem o Colégio Campo de Flores, de Almada, na segunda posição, e o Colégio Guadalupe, do Seixal, no terceiro lugar, que também mantiveram as classificações de 2015. Em termos nacionais, o Colégio Campos de Flores ocupa o 27.º posto do ranking, ao passo que o Colégio Guadalupe a 29.ª posição. Os três primeiros lugares são assim ocupados por outros tantos colégios privados.

Completam o “Top Ten” (10 melhores) do distrito sadino, do 4.º ao 10º lugares, respectivamente, a Escola Secundária Bocage, de Setúbal (86.ª na classificação nacional); a Escola Secundária Cacilhas – Tejo, de Almada (145.º lugar nacional); a Escola Secundária Manuel da Fonseca, de Santiago do Cacém (162.ª nacional); a Escola Secundária Daniel Sampaio, de Almada (169.º nacional); a Escola Secundária de Alcochete (171.ª nacional); a Escola Secundária Poeta Al Berto, de Sines (184.ª nacional); e a Escola Secundária Santo André-Barreiro, do Barreiro (213.ª nacional).

Nota para o facto de os colégios privados levarem significativa vantagem, quer ao nível do Distrito de Setúbal quer em termos nacionais. Na região, o ensino público surge melhor representado pela Escola Secundária Bocage, de Setúbal.

Colégio Guadalupe melhor no Básico

No mesmo ranking, mas em termos do Ensino Básico, o Colégio Guadalupe, do Seixal, é a melhor classificada do Distrito de Setúbal, seguindo-se o Colégio St. Peter’s School, de Palmela, no 2.º lugar, e o Colégio do Vale, de Almada, na terceira posição. Em termos nacionais, no que toca ao Básico, o Colégio Guadalupe ocupa a 7.ª posição; o St. Peter’s School é 19.º, e o Colégio do Vale é 38.º classificado.

Do 4.º ao 10.º postos, no que toca ao distrito sadino, encontram-se, respectivamente, os seguintes estabelecimentos de ensino básico: a Escola Secundária du Bocage, Setúbal; o Colégio Campo de Flores, Almada; o Colégio Atlântico, do Seixal; o Externato Frei Luís de Sousa, de Almada; a Escola Secundária Dr. José Afonso, do Seixal; a Escola Básica Carlos Gargaté, de Almada; e a Escola Secundária Emídio Navarro, de Almada.

O pódio do ensino básico é também dominado por três estabelecimentos privados.

Colégio do Vale lidera novo indicador escolar

Nota de destaque para o Colégio do Vale considerado a melhor escola a nível nacional, num novo ranking do Ministério da Educação. O novo indicador, intitulado “percursos directos de sucesso”, agrega a qualidade das escolas e compara alunos que partiram do mesmo nível de resultados e cruza elementos da avaliação interna e externa.

Um resultado que deixou satisfeito Eduardo Ventura, da Direcção Pedagógica do Colégio do Vale. “Acreditamos no sucesso dos nossos alunos através do nosso ensino sequencial e articulado desde a Creche ao 9.º ano, com docentes dedicados. Com o lugar cimeiro neste indicador vemos comprovado o nosso compromisso de desenvolver um ensino com grande diversidade de ofertas educativas e que promove uma maior autonomia aos alunos, de modo a formar jovens mais competentes e bem preparados. Sentimos orgulho por o Colégio do Vale ser assim reconhecido a nível nacional”, declarou o responsável ao DIÁRIO DA REGIÃO.

Deixe uma resposta