Porto de Setúbal recebe embaixadora e alunos panamianos

Empresas B Regional

Ao abrigo de um protocolo estabelecido entre Escola Superior Náutica Infante D. Henrique e a Universidad Marítima Internacional de Panamá

Um grupo de alunos, panamianos e portugueses, da Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH) visitou, esta segunda-feira, o Porto de Setúbal.

A acompanhar a visita – enquadrada no protocolo entre o establecimento de ensino superior português e a Universidad Marítima Internacional de Panamá (UMIP) – estiveram a embaixadora do Panamá, Ilka Varela de Barés, e o presidente da ENIDH, Luís Batista.

Antes da visita aos terminais portuários, numa sessão de boas vindas, no Auditório do Edifício Sede da APSS, a presidente da administração da infra-estrutura portuária, Lídia Sequeira, lembrou a importância da presença de alunos panamianos em formação em Portugal, “futuros quadros de empresas ligadas ao Canal do Panamá, um projecto de dimensão nacional e muito acarinhado pelo povo panamiano”.

A responsável salientou também que “o alargamento do Canal do Panamá constitui o início de uma nova era para as futuras relações mundiais no transporte marítimo, na ligação entre o Oceano Pacífico e o Oceano Atlântico, reforçando a sua centralidade no Mundo”.

Sobre o Porto de Setúbal, Lídia Sequeira realçou “as principais linhas de desenvolvimento no futuro, nomeadamente relacionadas com melhoria dos acessos marítimos, que permitirão, a partir do Verão de 2018, receber navios pós-panamax”, o que, acrescentou, também reforça a infra-estutura portuária “como factor decisivo na fixação de empresas logísticas e industriais na região”.

Já Ilka Varela de Barés relevou a importância da colocação em prática do protocolo existente entre a UMIP e a ENIDH e do Canal do Panamá, cujas obras de ampliação se iniciaram em 2008 e terminaram já em 2016, com um investimento de 5,25 mil milhões de dólares. Pelo canal passam navios até 14 mil TEU de capacidade que ligam cerca de 1 700 portos em 160 países, são feitos mais de 40 trânsitos diários.

Deixe uma resposta