Arte decora Túnel da Ladeira da Ponte de São Sebastião em Setúbal

Local B Últimas B

Passagem viária recentemente requalificada pela Câmara Municipal tem agora uma peça escultórica em azulejos e nova iluminação

 

Uma intervenção artística com azulejos intitulada “Maria”, de homenagem às operárias conserveiras e peixeiras do Mercado do Livramento, dá agora nova vida ao túnel da Ladeira da Ponte de São Sebastião, recentemente beneficiado por obras camarárias.

A obra de arte, da autoria de Ricardo Crista, é composta por 390 azulejos em tons de azul, criados de acordo com as técnicas tradicionais de azulejaria portuguesa, e inclui uma placa em aço com a indicação “Operária Conserveira” e iluminação decorativa.

A peça foi instalada no âmbito das obras de beneficiação que incluíram a reparação, limpeza e pintura de paredes e a instalação de uma nova iluminação decorativa no túnel, o qual faz a ligação entre a zona do Largo Defensores da República e a Avenida Luísa Todi, nas imediações do Museu do Trabalho Michel Giacometti.

O museu está também a ser alvo de uma requalificação, recebendo no interior um novo projecto museográfico e melhores condições de usufruto para o público, sendo que o edifício já foi pintado por fora em tons de vermelho.

Deixe uma resposta