Gala do Desporto distingue melhores atletas do ano

Local C

A primeira edição da Gala de Desporto de Setúbal realizou-se no sábado à noite, no Fórum Municipal Luísa Todi. 

 

O evento inserido na programação da Cidade Europeia do Desporto 2016 começou com a intervenção de Maria das Dores Meira, presidente da Câmara de Setúbal. “Nesta gala, deixamos bem claro o nosso desejo de que Setúbal seja uma cidade cada vez mais desportiva. Para isso, quisemos ser, em 2016, Cidade Europeia do Desporto, no que tem sido um ano de intensa actividade desportiva que deixará raízes na promoção de eventos desportivos, na criação de hábitos desportivos e no desenvolvimento de uma cidade mais saudável. Essa será a maior conquista de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016”, afirmou.

O prémio Mérito Académico foi atribuído ao diplomado Nuno Santos, que obteve a melhor média da licenciatura em Desporto da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), no ano lectivo 2015-2016. O prémio Melhor Artigo Desportivo foi entregue a David Pereira de O Setubalense pelo conjunto de entrevistas realizadas aos embaixadores de Setúbal Cidade Europeia.

A 78ª Volta a Portugal em Bicicleta Santander Totta realizada entre 27 de Julho e 7 de Agosto de 2016 foi considerada o Melhor Evento Desportivo. A etapa de Setúbal transmitida na RTP1 teve um share televisivo de 27%, o que significa que 660 mil pessoas assistiram em directo à passagem dos ciclistas pela cidade. Joaquim Gomes, director da Volta a Portugal, revelou “não estar à espera” do galardão e aproveitou a ocasião para anunciar em primeira-mão que “no próximo dia 5 de Agosto de 2017, a primeira linha da volta vai ligar Vila Franca de Xira a Setúbal”.

Hélio Sousa, actual seleccionador nacional de sub-17 recebeu o prémio de Melhor Treinador. O seleccionador campeão europeu de sub-17, no Azerbaijão, reforçou que o galardão é fruto de “um trabalho não apenas de uma pessoa, mas de toda a estrutura da Federação Portuguesa de Futebol, que tem trabalhado para valorizar o futebol e os atletas portugueses”.

Na categoria de Melhor Atleta Feminina (Esperança), no escalão menos 18 anos, a vencedora foi Inês Moreira, de 15 anos, ginasta de tumbling, do Vitória Futebol Clube (VFC). João Valido foi considerado Melhor Atleta Masculino (Esperança). O jovem, de 14 anos, é atleta de pentatlo moderno/futebol na Escola Municipal de Desporto de Setúbal e guarda-redes dos Juvenis do Sport Lisboa e Benfica (SLB).

Simone Fragoso foi distinguida com o prémio Melhor Atleta Feminina (Desporto Adaptado) na modalidade de natação. A atleta do Sporting Clube de Portugal (SCP) frisou que “o desporto adaptado em Portugal fica sempre muito aquém de outras modalidades e do desporto-rei. Mas nós somos enormes e vamos continuar a trabalhar, porque os Jogos Olímpicos Tóquio 2020 estão aí”. Já o prémio de Melhor Atleta Masculino (Desporto Adaptado) foi atribuído a Ângelo Pais da APPACDM de Setúbal/União Desportiva para a Inclusão nas modalidades de atletismo adaptado e andebol adaptado.

O galardão de Melhor Atleta Feminina foi para Susana Costa, do SLB, 9ª classificada nos Jogos Olímpicos Rio 2016 em triplo salto. João Martinho, judoca benfiquista, campeão nacional de séniores na categoria menos 88 quilos venceu o prémio de Melhor Atleta Masculino. A ginástica de trampolins do VFC recebeu o prémio de Melhor Equipa. João Botelho, do Clube de Canoagem de Setúbal foi eleito Melhor Dirigente Desportivo. A APPACDM/União Desportiva para a Inclusão foi distinguida como Melhor Clube Desportivo. A união criou outras modalidades paralímpicas como o basquetebol em cadeira de rodas.

O Prémio Carreira guardado para o fim da gala foi atribuído ao agente desportivo do concelho que mais contribuiu para o desenvolvimento e visibilidade do desporto, em Setúbal. Nesse sentido, a Câmara de Setúbal decidiu homenagear a carreira de Manuel Manita, atleta de andebol do clube sadino.

A gala de encerramento de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016 está marcada para o próximo 17 de Dezembro, às 21h, no Largo José Afonso.

Deixe uma resposta